quarta-feira, 11 de abril de 2012

Gesso: revestimento de paredes

Olá  pessoal!!!

    Estou de volta para dar continuidade ao assunto gesso e hoje é dia de falar sobre seu uso como revestimento de paredes de alvenaria!
    Quando se fala no uso do gesso para revestir paredes, logo se pensa: mas qual a vantagem e o por quê? Hoje em dia, essa ideia se torna atraente pelo custo/benefício do material e a rapidez do serviço final, pois após secar e lixar a massa de gesso, a parede já está pronta para receber a pintura, eliminando assim a aplicação do chapisco, reboco e opcionalmente a massa corrida, o que garante também um excelente acabamento.
    Outra vantagem é que após a parede receber esse tipo de revestimento, fica totalmente livre para receber vários tipos de acabamento, como papel de parede, revestimento cerâmico (aplicação com cola de gesso), diversos tipos de pintura, fórmica, etc.
    Tipos de revestimento de gesso:

1. Revestimento em Gesso Acartonado

    Estes revestimentos são usados principalmente na remodelação de áreas degradadas, reformas de imóveis antigos, ou quando se deseja aumentar o isolamento da vedação (ao fogo ou acusticamente). O revestimento direto é indicado quando se tem uma superfície de aplicação nivelada, quando esta apresentar alguma irregularidade o revestimento intermediário é o indicado. Quando se deseja ou se precisa de alta performance acústica o revestimento estruturado é o indicado.

Revestimento colado (direto) 

    A máxima irregularidade admitida da parede é 15 mm, as placas são coladas diretamente sobre a alvenaria sendo usada massa adesiva. 


Revestimento (intermediário)

    Sistema constituído de cantoneiras metálicas que são fixadas no piso e teto, sendo encaixado perfil metálico nesta cantoneiras que serve de suporte para a colocação da chapas de gesso acartonadas, este perfil é nivelado por uma peça de apoio que é ajustada em função do estado da alvenaria.
2. Revestimento em Gesso Liso
 
Sarrafeado nivelado

    É um revestimento aplicado a partir de talíscas/mestras que permitem a execução de uma superfície mais rigorosa e plana, garantindo assim um acabamento perfeitamente nivelado e no prumo, corrigindo qualquer imperfeição da alvenaria.
 
Sarrafeado na régua

    É um revestimento aplicado sem talíscas/mestras, nivelado na régua e no esquadro, sem ondulações.


 
Desempenado ou destorcido

    É um revestimento aplicado com uma camada fina de gesso seguindo a alvenaria, sem corrigir o prumo e o esquadro e eliminando eventuais ondulações.


Espero que gostem, logo volto para falar sobre drywall! Abraços a todos!

10 comentários:

  1. Gente... pensa em uma pessoa que é maravilhosa e esta dando dicas fantasticas.. sempre que tem atualizaçao vale a pena ler... parabens Ka...beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante ler seu comentário, Rafa!! Te agradeço pelo incentivo, vou te mantendo atualizado sempre com dicas novas!! Beijão!

      Excluir
  2. kaaa, adorando esse blog, novidades no meu tbm, passa la pra conferir!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pode deixar Dony, escreverei sobre taludes e muros de arrimo e vou dedicar a você! hahhahah

      Excluir
  4. materia extremamente bem colocada,de facil compreençao.
    muito boa explicaçao ,continue . abraço
    luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela leitura e fico feliz que tenha gostado! Continue acompanhando, em breve novidades!

      Excluir
  5. Gostaria de saber se após a aplicação de gesso cola, é necessário utilizar massa corrida antes de pintar. Recebi esta orientação de um pintor, mas gostaria que vc me desse uma orientação mais técnica. Caso não seja necessário aplicar massa corrida, o que mais eu preciso aplicar para que a pintura fique perfeita?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, estava procurando algo a este respeito e me deparei com seu blog, gostaria de saber se fosse possível qual o valor unitário destas placas?, e se as mesmas aguentam a umidade e se são de facil colocação estou construindo e gostaria de algo mais accessível e rápido, pois a mão de obra onde moro esta terrivel, sem mais obrigado.

    ResponderExcluir