terça-feira, 27 de março de 2012

Gesso: forros

Mais um post saindo do forno!!!!

    Hoje vou falar sobre um material que tem diferentes tipos de uso na arquitetura e construção: o gesso.  Vou dividir esse assunto em quatro partes: revestimento de paredes de alvenaria, divisórias internas (drywall), decoração e forros (que será o assunto de hoje).
    A função do forro, seja numa residência ou em qualquer tipo de construção, se define em esconder as vigas estruturais aparentes, rebaixamentos e tubulações em geral, dar acabamento ao ambiente com o uso das molduras de gesso, decorá-lo junto a um projeto de iluminação utilizando as sancas  por exemplo, além de ser um material com resistência ao fogo e que possui um ótimo isolamento termo-acústico, fora a economia e rapidez na sua instalação.  
     A instalação de um forro de placas de gesso comum começa com a inserção no teto de pinos de aço colocados a cada 60cm no máximo (tamanho normal da placa), colocados com um revólver especial. Um arame de aço ou cobre passa por um furo existente no pino e é preso na placa em um furo feito na própria obra, torcendo-o bem para amarrar a peça. Uma massa feita de pó de gesso, água e estopa é colocada junto à parede para reforçar a fixação. A moldura é fixada do mesmo jeito. As placas, com encaixes macho-e-fêmea nas laterais, recebem a mesma massa para acabamento nos rejuntes, após a retirada dos restos de fios com alicate.
     É muito importante uma pesquisa de mercado antes de contratar uma empresa de gesso, pois é uma etapa da obra que exige uma execução fiel ao projeto, um forro mal executado pode estragar toda a estética de um ambiente, assim como deve-se respeitar o projeto feito pelo arquiteto, pois foi algo pensado e criado para a situação, de acordo com o gosto do cliente.
    Espero que tenham gostado, e logo mais falarei sobre o próximo assunto: revestimento de gesso em paredes de alvenaria!


 Exemplo de moldura e cortineiro em gesso
     

Exemplo de sanca aberta em gesso com iluminação embutida



2 comentários:

  1. Minha querida Karine, amei o post, muito bom saber de detalhes assim, logo irei precisar das suas opniões sobre o mesmo... o melhor de tudo é sua clareza sobre o assunto, para nos leigos é fácil de entender. Muito obrigado pela pequena aula.. Beijos... adorei

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo prestígio, Rafa!! É exatamente essa a minha intenção, interessar a todos, sejam leigos ou profissionais da área. Obrigada você pelo carinho, fico a disposição! Beijos!

    ResponderExcluir